- Zero Conditional (Condicional Zero): O zero conditional é usado para expressar situações que são verdadeiras em geral, isto é, situações que ocorrem sempre que uma determinada condição é satisfeita. Ele é formado por duas partes: a “if-clause” (cláusula condicional) e a “main clause” (cláusula principal). Ambas as cláusulas são escritas no presente simples. Por exemplo:
- If it rains, the streets get wet. (Se chover, as ruas ficam molhadas.)
Nesse exemplo, a cláusula condicional “If it rains” expressa a condição, e a cláusula principal “the streets get wet” indica o resultado esperado quando a condição é satisfeita.
- First Conditional (Primeiro Condicional): O primeiro condicional é usado para expressar situações possíveis ou prováveis no futuro. Ele também é composto por uma cláusula condicional e uma cláusula principal, mas a diferença é que a cláusula condicional é escrita no presente simples e a cláusula principal é escrita no futuro simples ou imperativo. Por exemplo:
- If it rains tomorrow, I will stay at home. (Se chover amanhã, eu vou ficar em casa.)
Nesse caso, a cláusula condicional “If it rains tomorrow” indica a condição, e a cláusula principal “I will stay at home” mostra a ação que ocorrerá caso a condição seja verdadeira.
- Second Conditional (Segundo Condicional): O segundo condicional é usado para expressar situações hipotéticas ou improváveis no presente ou futuro. Ele também é composto por uma cláusula condicional e uma cláusula principal, mas a cláusula condicional é escrita no passado simples e a cláusula principal é escrita no condicional simples. Por exemplo:
- If I won the lottery, I would travel around the world. (Se eu ganhasse na loteria, eu viajaria ao redor do mundo.)
4. Third Conditional (Terceiro condicional): O terceiro condicional é usado para expressar situações hipotéticas que ocorreram no passado e seus resultados imaginados, ou seja, situações irreais que já não podem ser alteradas. Ele também é composto por uma cláusula condicional e uma cláusula principal, mas a cláusula condicional é escrita no passado perfeito e a cláusula principal é escrita no condicional perfeito. Vejamos um exemplo:
- If I had studied harder, I would have passed the exam. (Se eu tivesse estudado mais, eu teria passado na prova.)
If I went to London, I’d visit some museums.